(In) Sana!: Dicas para manter suas unhas mais saudáveis

Dicas para manter suas unhas mais saudáveis

Eu sempre tive unhas fracas e quebradiças. E vocês não sabem o quanto isso me deixava frustrada, principalmente, com essa infinidade de esmaltes, cores e texturas disponíveis no mercado. Com o tempo entendi que as unhas precisam de cuidados específicos e também dependem de fatores como boa alimentação e hidratação constante. 

É essencial cuidar da saúde das unhas. Separei aqui umas dicas para manter as unhas fortes e saudáveis. 



1. Não abra mão da base

A base protege as unhas da esmaltação, sendo, portanto, indispensável. Temos uma infinidade de produtos disponíveis no mercado e ainda é possível comprar base em farmácias de manipulação específicas para a necessidade de cada pessoa. Uma consulta no dermatologista pode te ajudar. 


2. Validade do esmalte

Estar atenta à data de validade dos esmaltes é super importante. Normalmente, os esmaltes têm validade por 2 anos, mesmo os que já foram abertos. Mesmo assim, é imprescindível que sejam guardados de forma correta, evitando a luz e o calor, pois estes fatores podem alterar a durabilidade dos produtos.

3. Tenha seu próprio kit

Tenha seu próprio kit para fazer as unhas. O kit deve ser de uso individual e pessoal. Mesmo assim, deve ser sempre esterilizado, já que várias doenças graves podem ser transmitidas por esmaltes, palitos, lixas e alicates. Se você faz unhas no salão deve ficar atenta se o estabelecimento tem autoclave (o equipamento é uma exigência da Vigilância Sanitária e de uso obrigatório em vários Estados do Brasil) para manter seus utensílios para cutilagem sempre esterilizados. 

4. Alimente-se bem

As unhas precisam de proteínas e vitaminas para ficarem fortalecidas. Uma boa alimentação é fundamental para a saúde e bem estar do corpo, e consequentemente das unhas.

A base tecnológica vegana Maximus Nail 10x1 da Blant promete unhas mais fortes. 
Custa em média R$ 19. Clica aí no nome e confere no site da marca. 

5. Hidrate as mãos

Manter as mãos e as unhas hidratadas é outro segredo de saúde. A dica é apostar em óleos ou cremes específicos para a área das mãos e hidratá-las pelo menos três vezes ao dia. 

6. Não use acetona

A acetona causa o ressecamento das unhas e cutículas. Usar removedores de esmaltes no lugar das acetonas é mais indicado. Os removedores de esmaltes são mais leves e causam menos danos as unhas. 

7. Evite ficar com o mesmo esmalte por muitos dias

Evite ficar com o esmalte um bom tempo esquecido nas unhas, pois isso pode causar uma quebra da queratina. Dessa quebra é que se originam as manchas brancas (leuconiquias). 

8. Use luvas

Sempre que possível utilize luvas na hora de realizar tarefas domésticas. Apesar de nem sempre serem confortáveis, as luvas podem proteger as mãos e as unhas dos componentes químicos presentes nos produtos de limpeza, que podem causar ressecamentos, alergias e danificar as unhas.

Gostaram das dicas? 

Beijocas, 

Sana M. 



Nenhum comentário: