(In) Sana!: Insana Teste: Combatendo a queda de cabelo

Insana Teste: Combatendo a queda de cabelo

Quem me acompanha por aqui sabe que me submeti a uma cirurgia de redução do estômago (gastroplastia) há quase 6 anos. A queda dos cabelos e enfraquecimento das unhas é uma consequência relatada pela maioria dos pacientes que passa por esse processo. Comigo não foi diferente. 

Recuperei a saúde, mudei o manequim (passei do 54 para o 42), mas nem tudo são flores. A luta é diária para manter o peso, além disso, veio a dependência eterna de vitaminas (terei que fazer reposição através de Polivitamínicos para o resto da vida) e o enfraquecimento de cabelos e unhas. 

Os polivitamínicos eu levo de boa (só esqueço de vez em quando), afinal eu já entrei sabendo que ia toma-los para o resto da vida, mas confesso que cabelos e unhas me deixam um pouco frustrada e, principalmente, assustada. Eu tinha cabelo demais minha gente! Parecia uma touceira (😄😃😃). A única coisa boa é que meu picumã está saudável, apesar de ralinho. 

Durante esse tempo já fiz uso de vários medicamentos (Imecap Hair, Pantogar, etc), mas é só deixar de tomar que o problema volta. A maioria das medicações para esse fim são bem caras (uma Média de R$ 140). Uma das alternativas que encontrei para driblar o alto preço das medicações são as farmácias de manipulação. 

A Botica, uma das redes de farmácias mais conhecidas aqui de Teresina, possui várias alternativas bem mais em conta do que as medicações de marca. Nos últimos meses, o problema se acentuou e eu procurei a farmacêutica (quem em atendeu foi a Kamila, da loja da Rua São Pedro, no Centro), conversamos e baseado no meu histórico chegamos ao seguinte combo: 

Complenutri Composto Capilar


Suplemento Vitamínico - Mineral que auxilia na prevenção dos danos aos cabelos e acelera a recuperação dos fios danificados. Composto por minerais quelatos e vitaminas essenciais para a manutenção de cabelos saudáveis, além de auxiliar nos cuidados do envelhecimento capilar. 


Custa R$ 36 com 60 cápsulas. A indicação é ingerir 2 comprimidos por dia sempre próximo às refeições. 

Colágeno Hidrolisado + Vitamina C


O colágeno é uma substância bem conhecida por nós mulheres pois ajuda a adiar o processo de envelhecimento da pele. Uma de suas principais funções é formar as fibras que dão sustentação à pele, por isso, cabelos, unhas, ossos e cartilagens também são beneficiados com a sua ingestão diária. Quando o consumo de colágeno hidrolisado é associado à vitamina C (ácido ascórbico) os resultados podem ser ainda mais expressivos. 

São 60 cápsulas por R$ 29. A indicação é consumir 2 por dia associadas as refeições.  

Base Fortalecedora e Vitaminada para unhas fracas


Diferente de outros produtos desse tipo de que já utilizei. Essa não é a base de formol e tem um prazo de validade mais flexível (a minha só vence de Abril de 2017). As outras que já tinha usado tinham um prazo de apenas dois meses. A indicação é usa-las 3 vezes por semana (Eu faço a unha normalmente e fico passando por cima do esmalte no mesmo esquema dos esmaltes extra brilho oferecidos pelas marcas tradicionais). 

Shampoo, Condicionador e Máscara de Hidratação Antiqueda


Como complemento, a Kamila, me indicou ainda Shampoo (R$ 18), Condicionador (R$15) e Máscara de Hidratação (R$15) Antiqueda para serem usados de forma alternada com os produtos do meu uso diário. 
A linha possui em sua formula Quilaia, LCD e Jaborandi. Estou usando pelo menos uma vez por semana, desde que iniciei o tratamento. O cheirinho é maravilhoso e meu cabelo fica muito macio (me surpreendeu mesmo viu?). 

Minhas impressões

Iniciei com as medicações no finalzinho de outubro e já começo a ver resultados. A queda dos fios reduziu consideravelmente. Meu cabelo parece estar mais cheio. Já tinha tomado o Comple Nutri em outra ocasião, mas associado ao Colágeno o resultado tem sido bem melhor. 

Notei também que a oleosidade diminui. Nunca tive cabelo oleoso, mas de uns tempos pra cá vinha percebendo isso e confesso que me deixou assustada ao extremo. A pessoa nasce com o cabelo cacheado e seco nas pontas (vou mostrar a foto aqui embaixo pra ninguém me chamar de mentirosa) que se transforma em levemente ondulado e oleoso em depois da gastroplastia e da gravidez. Se não tivesse acontecido comigo eu também duvidaria gente. Eu entendo! 

7 meses após a gastroplastia. Estava enorme e ainda tinha bastante volume. 

Aqui eu estava com pouco mais de 1 ano. A foto é a prova de que eu tinha cachos e muito volume. Saudades demais dessa época. 

Ensaio de 1 ano do meu #guidelicia. Ainda tinha um certo volume, mas já dava sinais de queda. Na foto estava escovado, mas hoje a textura não está tão diferente disso.

O corte long bob foi uma tentativa de deixa-lo mais cheinho. Não funcionou. Essa foto foi cerca de uma  semana antes de iniciar o tratamento que contei aqui nesse posta pra vocês. O cabelo está praticamente igual, mas a queda diminuiu consideravelmente. Agora é continuar, perseverar para que ele volte a crescer e pare de cair por um bom tempo. 


Ainda está oleoso em relação ao que era, mas já notei uma melhora nesse quesito. Conversando com a farmacêutica chegamos a conclusão de que o excesso de oleosidade por ter sido ocasionado pela queda associada ao calor dos infernos que faz aqui em Teresina (Aqui é um sol pra cada pessoa, não tenham duvidas disso). 

Ah, outra coisa importante é ingerir bastante água e manter a alimentação balanceada. Estou procurando ingerir mais frutas, alimentos com tonalidade verde escuro (couve, rúcula) e ricos em ferro como fígado bovino e feijão. Isso auxilia no combate a anemia, outro fator que pode estar causando a queda dos cabelos. 

Então é isso gente. Lembrando que é importante conversar com um profissional de saúde antes de iniciar qualquer medicação viu? O combo que estou usando foi feito baseado no meu histórico médico. Cada paciente é um caso diferente. 

Beijocas, 

Sana M. 



                                                

Nenhum comentário: