(In) Sana!: Sucos funcionais

Sucos funcionais


Os sucos funcionais – aqueles que combinam frutas, verduras e até legumes – estão cada vez mais dominando a rotina dos brasileiros que buscam um estilo de vida mais saudável e são ótimas maneiras de incluir vitaminas, fibras e minerais na alimentação, de forma saborosa e simples. Os alimentos utilizados nas receitas são a principal fonte de fibras e nutrientes do dia a dia e precisam estar obrigatoriamente no cardápio diário, mas nem sempre é tão simples inseri-los na alimentação e muita gente ainda não conhece a importância deles no organismo. 

Hoje vamos falar dos benefícios que eles trazem para a nossa saúde e dar sugestões de receitas para incorporar este hábito na rotina.

Por que fibras, minerais e vitaminas?

As fibras, além de promoverem maior sensação de saciedade, ajudam no bom funcionamento intestinal, na manutenção da glicemia e na redução do colesterol total. Já vitaminas e minerais são essenciais para que as reações químicas do nosso corpo aconteçam perfeitamente. Chamados de micronutrientes, em sua grande maioria não são produzidos pelo corpo e precisam ser ingeridos.

Mas quais frutas e verduras têm quais nutrientes?

Frutas, verduras, legumes, aveia (em farelo ou flocos), chia, quinua, linhaça, granola etc. são as principais fontes de fibras no cardápio. No caso das vitaminas e minerais, a dica é apostar em alimentos naturais coloridos: quanto mais cor tiver no prato, maior é a ingestão de nutrientes.

As cores dos alimentos dizem muito sobre seus benefícios e os nutrientes que carregam. A substância responsável pela cor laranja, por exemplo, é o betacaroteno, que tem função antioxidante. É ele quem dá origem à vitamina A em nosso organismo, nutriente essencial para a saúde da pele e dos olhos. A cor vermelha contém a substância licopeno, que também age como antioxidante, combatendo os radicais livres que aceleram o envelhecimento e contribui para a prevenção do câncer de próstata. A luteína e a zeaxantina, presentes em hortaliças de coloração verde e verde escura, estão relacionados à redução de problemas oculares. Já a cor roxa, presente em alimentos como repolho, uva, amora, mirtilo e outros, caracteriza a presença do antioxidante antocianina, que protege o coração e de problemas circulatórios.

E o que o suco tem a ver com nutrientes?

Os sucos funcionais são uma maneira de incluir mais frutas, verduras e legumes na dieta de maneiras diferentes. É possível escolher combinações diferentes todos os dias, variando as opções e diversificando o paladar. Para tirar maior proveito de todos os nutrientes, vale preparar os sucos sempre com casca e incluir os talos e ramas nas receitas. Se você não gosta consegue tomar suco sem adoçar, opte por um adoçante ou açúcar natural. A minha dica é usar um sachê de Finn 100% Sucralose na preparação. 

Receitas

Para começar a inserir este hábito na rotina, aqui vão duas receitinhas. Vale anotar!


Suco de beterraba com laranja
Ingredientes
¼ de cenoura
¼ de beterraba
150 ml de suco de laranja
1 talo de salsão
1 sachê Finn 100% Sucralose
 Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e aproveite!

Suco verde
Ingredientes
150 ml de água
1 fatia de abacaxi
1 folha de couve
1 sache Finn 100% Sucralose
 Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e aproveite!

Para quem se interessou pelo adoçante, aqui em Teresina tem para vender em drogarias (eu sempre compro na Pague Menos). Para mim, a sucralose é que tem o melhor gosto. Tomo desde a gravidez (porque é um único adoçante indicado para gestantes) e não parei mais. 


E aí gostaram da dica?


Beijocas, 

Sana M. 


Nenhum comentário: