(In) Sana!: Mundoposto retrata o Piauí em sua nova coleção através de um olhar pop

Mundoposto retrata o Piauí em sua nova coleção através de um olhar pop



 Conhecido por colorir reisados, festas populares, cactos e mandacarus, o artista plástico Nonato Oliveira tem uma arte autêntica, de identidade forte e ótica poética. A sua obra estampa a nova coleção da Mundoposto "Sol do Equador". A marca piauiense apostou na arte e no regionalismo para compor a sua coleção Verão 2016. 

A marca foi buscar inspirações nas raízes piauienses, e nas suas representatividades, para trabalhar com cores e estampas vibrantes. Ícones da cultura local são revisitados a partir de uma leitura pop e são somados a shapes leves, práticos e cheios de frescor. Os traços precisos de Nonato Oliveira foram levados para a moda em padronagens exclusivas.



O empresário Igor Leite diz que para esta coleção a Mundoposto quis olhar para o seu entorno e suas raízes, percebendo as potencialidades como inspirações para a moda. "Por meio das criações apresentadas na nova linha, a marca enxerga a cultura, os costumes e o folclore nordestino através da arte. Para concretizar a relação entre moda e arte, a coleção vai buscar referências nas obras do artista Nonato Oliveira".  


Os traços artísticos do artista guiam a cartela de cores e as estampas. A mistura de tons cítricos e vibrantes como pink, laranja, amarelo e ainda os azuis e os verdes, vem de um olhar pop para o nordeste, e o Piauí, e das tonalidades das obras do artista. As telas de Nonato são mencionadas não somente através da escolha das cores sólidas, mas também de maneira literal, através de estampas exclusivas. Dessa forma, reproduzindo seus traços, a Mundoposto aposta na moda como arte.


Os acessórios vem em formatos lúdicos que retratam alguns dos elementos presentes na obra do artista plástico, como passarinhos e grafismo.  

Para o Verão 2016 a Mundoposto recria modelagens amplas para apresentar opções versáteis e veronais. São itens fácies de usar, que podem transitar entre ambientais casuais e praianos, como kaftans, quimonos, pantalonas e blusões. Em contraponto, surgem ainda modelagens mais justas e sexys, com muitos recortes e fendas. Os comprimentos são variados, desde os mini aos longos. Tudo isso aparece em tecidos leves, frescos e fluídos, como por exemplo, a seda.


A nova coleção “Sol do Equador”faz uma justa homenagem a obra de Nonato Oliveira, exaltando a cultura nordestina e piauiense. "É uma maneira de falar de moda através da cultura, do folclore, das múltiplas identidades e das artes. Uma coleção não só restrita a aquilo que se usa, mas também relacionada à história. O resultado do orgulho do estado é um reconhecimento a suas potencialidades e riquezas", diz Igor Leite. 



Acompanho a Mundoposto há algum tempo e posso afirmar que essa é a coleção mais linda da marca. Uma justa homenagem a esse grande artista popular piauiense, que representa tão bem a nossa cultura. Ansiosa para conhecer tudo de perto. O lançamento acontece hoje na Terrasse. 


Beijocas, 

Sana M. 



Nenhum comentário: