(In) Sana!: Teresina Trend: Cris Guerra e sua Moda Intuitiva

Teresina Trend: Cris Guerra e sua Moda Intuitiva

E ontem começou a edição 2015 do Teresina Trend, um dos eventos de moda mais esperado sdo ano. Eu confesso que estava realmente ansiosa pela noite de ontem por conta da presença da Cris Guerra, blogger e cronista de moda. Acompanho há muito tempo o blog dela e para mim ela é uma referência e tanto no mundo blogger. Uma história de vida fantástica, cheia de algumas tragédias, que a Cris ((#íntima) soube transformar em algo positivo. 

A palestra e o bato papo depois dela foi tão bom que eu resolvi dividir o post sobre o primeiro dia do evento em dois. O primeiro, é claro, é sobre o Talk Show "Moda Intuitiva". Vou tentar dar uma resumida tá? 

A equipe do O Dia com estilo é quem comanda os talk shows durante o evento. Cris Guerra abriu a noite contando um pouco sobre a sua história de vida e nos deu uma aula de autoestima. Contou como foi o processo de autoaceitação da própria imagem e como o blog  (Hoje viu assim) a ajudou a se gostar e conhecer melhor. 

Para ela a moda é uma forma de ressaltar a individualidade e não uniformizar pessoas. "Temos que saber consumir. E para isso é preciso fazer um exercício de autoconhecimento para entender o que funciona ou não pra gente. A moda tem que te ajudar a ser feliz e não pode ser uma imposição". 

Fotos: David Carvalho/ Clicks 


Ela conta que um desafio proposto pela Revista Criativa a ajudou a ter mais consciência na hora de consumir e a montar um armário mais sucinto. O desafio era vestir uma mesma peça de roupa (no caso um vestido preto com botões em toda parte frontal) durante sete dias seguidos. "A moda é uma aprendizado. O desafio me ajudou a perceber que uma mesma roupa pode ser usada de várias formas diferentes. E que não é preciso ter tantas coisas assim no armário. Podemos criar vários looks com um armário cápsula". 



Respondendo a perguntas da platéia ela falou sobre o tão famoso "dilema" de repetir roupas. "Repetir roupa é obrigatório. É preciso criar uma relação mais duradoura com as roupas, principalmente, quando você descobre o que funciona bem para você. Não dá para comprar uma roupa e usá-la apenas uma vez. 

Cris Guerra afirmou que a moda não é algo superficial como muitas pessoas acham. "É uma injustiça pensar assim. O blog e os meus textos me ajudaram a perceber isso. É muito bom saber que você influencia positivamente alguém. Ouvir as histórias das pessoas me dizendo como o blog as ajudou é gratificante". 


Foto: Thiago Amaral 

Foto: Thiago Amaral 

 Foto: Thiago Amaral 

Quanto ao processo de autoconhecimento, ela disse que cada pessoa tem que achar a sua fórmula e aceitar as imperfeições, porque elas fazem parte e algumas não tem como mudar. "Não tem que ser perfeito. A fotografia e o espelho ajudam nesse processo, são um convite ao exercício de conhecer melhor. Cada pessoa tem que achar a sua fórmula".  

Foto: Thiago Amaral  

Depois da palestra ela conversou com algumas blogueiras e jornalistas em um espaço reservado. No livro "Para Francisco" ela conta que o marido Guilherme (que faleceu de morte súbita aos 38 anos quando ela ainda estava grávida do filho Francisco) nasceu no Piauí, mas especificamente, na cidade de Floriano. Aproveitei o gancho para perguntar sobre essa relação com o nosso estado. 

Ela contou que é a primeira vez que vem aqui e que ficou muito empolgada com o convite. "O Gui sempre falou de uma forma muito carinhosa do Piauí, mesmo tendo ido embora daqui ainda bebê.  Ele dizia que era cabra macho nascido no Nordeste". 

Cris Guerra exibiu no pescoço um colar da design piauiense Kalina Rameiro, mas também conheceu os trabalhos de moda autoral da estilista Gilvana Lima (que lhe presenteou com uma blusa de linho pintada à mão com gravuras da coleção inspirada no Pequeno Príncipe) e um dos acessórios maravilindos da Domitilla. 

Bem gente, acho que consegui resumir tudo para vocês. Hoje será a vez do stylist Arlindo Grund. Go, go, go! 

Mais tarde tem mais sobre os desfiles e o look ok?

Beijocas, 

Sana M. 





Nenhum comentário: