(In) Sana!: Papo sério: Cuidado ao fazer as unhas

Papo sério: Cuidado ao fazer as unhas

Ir ao salão de beleza faz parte da nossa rotina. É quase uma religião né? E mulher, ao contrário da maioria dos homens que costuma ser fiel, gosta sempre de experimentar novos espaços de beleza. Mais vocês já pararam para pensar os perigos que rondam essa nossa saidinha semanal? 

Hepatites, micoses, fungos ou vírus, são exemplos de doenças que podem ser adquiridas em um salão.  Por isso, é preciso ser bastante criteriosa na hora de escolher o salão de beleza que você vai frequentar, uma vez que muitas doenças de pele, cabelo e unhas podem ser adquiridas neste ambiente.

Uma das áreas mais complexas é a que cuida das nossas unhas. Os salões de beleza tem que seguir uma série de regras em relação a esterilização dos instrumentos cortantes como alicates e tesouras. Não podem, por exemplo, recorrer a estufas, fornos elétricos e equipamentos à base de radiação ultravioleta para esterilizar esses materiais. A medida tem por objetivo reduzir os riscos de doenças provocadas pelo uso de materiais perfurocortantes utilizados por manicures e pedicures.


A empresária Cyntia Freitas, do Belezare, explica que esses métodos não são totalmente seguros, principalmente quando falamos de objetos que podem cortar a pele e provocar sangramentos, pois uma gota de sangue pode favorecer a transmissão de doenças.   "É importante que as pessoas tenham consciência do perigo que este tipo de doença representa para a saúde. Por isso, é fundamental que os salões de beleza obedeçam às normas de manutenção e armazenamento dos materiais".

Uma das principais obrigatoriedades da regulamentação é o uso de autoclaves (equipamento usado em hospitais para a esterilização de material cirúrgico). Além disso, todos os utensílios devem ser escovados e lavados com sabão e água potável antes de entrar na máquina. Aos profissionais, é exigido o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, aventais e óculos.

O autoclave, é um aparelho para esterilização que funciona através de calor úmido e sobre pressão. É um dos métodos mais eficazes de destruição de microrganismos, como vírus, por exemplo. Existem mais de seis tipos de autoclaves. O tempo de permanência dos utensílios a serem esterilizados dentro dos autoclave varia de acordo com o modelo.


E se você é adepta da manicure à domicílio ou você mesma prefere fazer as suas unhas, tem que ficar de olho. A  maioria dessas profissionais que atendem em casa não esterilizam seus materiais em um autoclave, então é importante que você tenha o seu alicate, tesoura e espátula sempre em mãos. Como o material é de uso pessoal, o risco de contaminação diminui. Somente você deve usar, nada de dividir com sua mãe, primas e irmãs. Cada uma deve ter o seu ok?

Não pode esquecer que mesmo fazendo as unhas em casa e tendo o seu material, é preciso fazer a limpeza deles. É possível fazer a esterilização antes e depois do uso, passando álcool 70% em todas as partes dos objetos de metal. E depois eles devem ser armazenados em um local limpo.  
 
Em relação aos itens de madeira, a higienização é mais complicada por conta da porosidade da fibra do material. Eles costumam acumular bactérias e fungos, por isso, é indicado que sejam descartados após o uso, igual acontece no salão de beleza. 
 
E também não pode deixar de observar a data de validade dos seus esmaltes, bem como a textura e a coloração deles. Se tiver feio, é bom não usar. 

Beijocas, 

Sana M. 

Nenhum comentário: