(In) Sana!: Noite de queijos e vinhos com Club des Sommerliers

Noite de queijos e vinhos com Club des Sommerliers


Semana passada fui convidada para uma noite de queijos e vinhos junto com um grupo de jornalistas e bloggers. Um encontrinho super agradável onde pude conhecer um pouco mais sobre esse universo fascinante que envolve a enologia. O encontro foi para comemorar os 15 anos do Club des Sommeliers, marca exclusiva de vinhos do Grupo Pão de Açúcar. 

Além de ser a maior marca de vinhos em portfólio no Brasil (mais de 90 rótulos diferentes), com uma seleção que passa por diversas uvas e regiões produtoras de todo o mundo, a marca conta com o reconhecimento das mais importantes premiações nacionais e internacionais (como o VII Concurso Internacional de vinhos do Brasil e o Concurso C'Dor do Chile - 2014).





Para celebrar este momento, a marca lança um novo posicionamento e novos materiais de comunicação. "Nosso objetivo foi valorizar a amplitude de portfólio de Club des Sommeliers e o tom emocional da categoria de vinhos, uma vez que a bebida é associada a momentos de prazer e descontração. Esse sentimento foi traduzido no slogan 'Crie seu momento. Nós temos o vinho', que passa a assinar todo o material de comunicação da marca", explica o Gerente de Marcas Exclusivas do GPA, Rafael Berardi.

O novo posicionamento de Club des Sommeliers inspira ainda a diferentes formas de consumir o vinho, contribuindo para a democratização e o consumo da bebida no país. Não a toa, a marca possui desde frisantes e vinhos jovens, que custam em média R$ 24, até uma linha Gran Reserva, com preço em torno de R$ 60. Os produtos são encontrados com exclusividade nas redes Extra e Pão de Açúcar de todo o país.

O sommelier Ricardo Silva, disse que o vinho tem crescido no gosto dos piauienses. Eu, por exemplo, gosto muito de vinho, apesar do clima que não favorece muito o seu consumo. Vinho combina com frio, mas isso não nos impede de apreciá-lo. O meu preferido é o Merlot (ao contrário da maioria, não sou muito fã de vinho adocicado). 


Provando vinhos e queijos e matando as saudades dos amigos jornalistas. 

Com o sommelier Ricardo Silva e o especialista em queijos Sheyvan Sousa, da equipe do Pão de Açúcar da Homero Castelo Branco/ Dom Severino. 

Nos últimos 15 anos a marca vem se dedicando a expansão e consolidação de portfolio, sempre se apoiando em tendências de consumo e na consultoria do enófilo Carlos Cabral, que visita pessoalmente cada vinícola e faz uma seleção das uvas e safras para compor a linha. Hoje, os rótulos da marca são provenientes de 11 diferentes nacionalidades. 

Assim, a marca é composta por quatro grandes grupos de vinhos:

Vinhos jovens

Os vinhos jovens não passam pela maturação em barris carvalho, por isso trazem toda personalidade de seu distinto varietal e do terroir que lhe deu origem. A marca Club des Sommeliers tem uma extensa linha de vinhos jovens, de diferentes nacionalidades e uvas.

Reserva e Gran Reserva

Permanecem em tonéis de carvalho de 6 meses a 3 anos, no caso de um Gran Reserva. Depois desse estagio em madeira alguns ainda  passam por um período de envelhecimento na própria garrafa. A linha Club des Sommeliers tem rótulos Gran Reserva do Chile e da Argentina e Reserva do Chile, da Argentina e do Brasil.

Espumante


Vinho com um nível significativo de CO2, resultado da fermentação natural, seja ela dentro da garrafa (método champenoise) ou fora dela (método charmat). Quanto servido, o CO2 libera borbulhas características do espumante, conhecidas como perlage. A linha de espumantes Club des Sommeliers tem 4 variedades: brut, demisec, moscatel e rosé.



Porto


Vinhos produzidos a partir de uvas da  região do Douro, Portugal. O que o diferencia é o fato da fermentação não ser completa, sendo interrompida na fase inicial. Assim, o  açúcar natural das uvas não se transforma completamente em álcool e o vinho fica doce e com um grau alcoólico maior. Club des Sommeliers tem duas variedades, o Ruby e Tawny. O Ruby possui aroma intenso de frutos maduros, é mais jovem. Já o Tawny é mais envelhecido, passando de 2 a 3 anos em balseiros e por esse motivo possui uma cor mais clara com uma graduação alcóolica maior (19º a 22º). Harmonizam perfeitamente com sobremesas.


Antes de conhecer melhor a marca, já era consumidora. Gosto muito dos espumantes (já comprei várias vezes, mas nunca tive a curiosidade para analisar o rótulo) que sempre tem preços atrativos. Foi uma oportunidade para entender melhor sobre os vinhos e descobrir que, mesmo sem saber, eu harmonizava a bebida com o queijo certo. 

Os meus queijos preferidos são os de gosto mais forte (brie, gorgonzola, gouda e queijo de cabra). A maioria das pessoas que conheço gosta de queijos mais salgadinhos, eu não. Os meus preferidos são os de sabor mais forte, mais apurado. Lá no Pão de Açúcar tem uma boa variedade de queijos, e sempre aparece uma promoção para deixar a gente mais feliz. 

Algumas pessoas podem estranhar esse tipo de postagem por aqui, já que é um blog para assuntos de mulherzinha, mas nós também gostamos do que que é bom e isso tem que ser compartilhado. Seja comida, bebida, maquiagem ou a última novidade do mundo da moda né? 

Obrigada ao Grupo Pão de Açúcar e a Ícone Comunicação pelo convite. 

Beijocas, 

Sana M. 




Nenhum comentário: