(In) Sana!: Macacão = AMOR!

Macacão = AMOR!

Passeando pelos blogs especializados em moda, revistas e sites que eu sempre acompanho, tenho visto que o meu tão amado macacão jeans voltou com tudo para essa estação. Quando eu tinha uns 16 anos eu ganhei um da minha mãe. Amava tanto, usei tanto que tive que doar de tão velhinho que ele tava. 

O macacão é um clássico do guarda roupa feminino, mas nem sempre fez parte dele. Só a partir dos anos 30 é que a peça começou a ser incorporada na moda, primeiro para crianças, por conta da praticidade, depois pelas mulheres. 

O macacão nem sempre teve esse nome, antes era conhecido também como jardineira (eu sou dessa época bem aí). Começou sendo usado como uniforme de trabalho, por homens e depois adotado pelas funcionárias das fábricas por ser prático e confortável. 


Com a evolução da moda, o nome mudou e assim como ele a peça foi sendo reinventada. A partir dos anos 60 se tornou um artigo de moda. As diferenças estão nos cortes, detalhes, bolsos, alças, botões, e principalmente nos tecidos, que deixaram de ser tão resistentes como o jeans e brim e ganharam leveza.  

O macacão jeans virou peça fashion. A versão atual é mais ajustada ao corpo e na grande maioria das fotos ele vem combinado com scarpin, sandálias de salto e camisas de tecidos nobres ou modelagem mais arrumadinha.  


Blogueiras famosas e as mortais aderiram ao macacão.  Vejam que a barra dobrada com salto é a forma preferida de usar. Eu nem vou negar que ando querendo um para chamar de meu novamente... O namorido não gostou muito da ideia...

O legal da peça é que dá para fazer várias combinações. Vai do inverno ao verão sem problemas. O primeiro e os dois últimos looks são tão a minha carinha...


Com tecidos e formas diferenciadas. Achei esses modelos uma graça. 

Saindo agora dos modelos clássicos, vamos ao modelos luxuosos. O macaões são uma opção para quem quer se diferenciar em um evento. Podem ser sim, uma opção para casamentos, por exemplo. 



Uma das grandes dúvidas que eu ouço em relação ao macacão é se quem está acima do peso pu tem medidas diferenciadas (leia-se CURVAS) pode usar. É o que eu sempre digo, tudo é uma questão de bom senso e proporções. Olhem aí a seleção que fiz: 



Todas tem medidas fora do padrão, no entanto, o modelo de macacão escolhido caiu perfeitamente nelas. Conhecer o corpo e o que fica bem nele é o passo principal. 

Saindo dos modelos longos, vamos ao curtos. Para o nosso clima, é o modelo perfeito. E tem para todos os gostos. Os que mais me agradam são os modelos de alfaiataria. Acho que fica menos marcado que o jeans, por exemplo. E dá para usar tanto em evento mais formais quando informais, é só saber fazer as combinações certas. 




O modelo é bem eclético e dá para incrementar nos acessórios. Os tênis estão com tudo, mas pode usar com rasteirinha, bota, sandália de salto, sapatilha... 



Para quem está pensando em usar um desses nos reveillon olha aí que dicas maravilhosas. Dirvitam-se! 

Beijocas, 

Sana M. 




Nenhum comentário: