(In) Sana!: Outubro Rosa

Outubro Rosa



Como comunicadora/jornalista que sou já tive a oportunidade de escrever várias vezes sobre o Outubro Rosa e também participar de eventos relacionados a prevenção do câncer de mama. Super me identifico com o tema, porque já perdi uma tia muito querida para a doença.

O Outubro Rosa é um celebrado em vários países e no Brasil não poderia ser diferente. A Ponte Estaiada já está iluminada de rosa desde o começo do mês e hoje será a vez da Igreja São Benedito, no centro da capital. E assim, vários monumentos Brasil a fora são "pintados" de rosa para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico sobre o câncer de mama.

Foto: Divulga Piauí

Ponte Estaiada 

Aqui em Teresina, a Fundação Maria Carvalho Santos promove uma caminhada no dia 11 de outubro. Quem quiser participar, pode adquirir o kit na sede da Fundação que fica localizada na Rua Olavo Bilac, 3239 Ilhotas fone: 3221 8944. 

Foto: Portal O Dia 
Igreja São Benedito 

Mais vocês sabem como surgiu o Outubro Rosa

O nome do movimento popular internacionalmente conhecido, remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. 
Congresso Nacional. Brasília/DF

Em 1997, entidades das cidades americanas de Yuba e Lodi, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes da doença, partidas de boliche e etc.
Jardim Botânico e Ópera de Arame. Curitiba/PR

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa por algumas poucas horas. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos, que não diz no site, mas eu desconfio que seja a Avon.

Ponte Pedro Ivo Campos. Florianópolis/SC

Algumas empresas apoiam o movimento e ajudam na arrecadação de fundos para instituições que trabalham com pacientes ou prevenção do câncer de mana. A Anna Pegova é uma delas. 



A empresa que tem franquias no mundo inteiro, incluindo Teresina, vai destinar parte da venda do Crème Anti-âge Pluri-active para a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA).

Crème Pluri-active - Possui fórmula altamente tecnológica com cristais líquidos e Ácido Hialurônico vegetal, que garantem uma hidratação optimal. Seu complexo ativo, além de aumentar a capacidade de hidratação do creme, reforça a estrutura de colágeno da pele.

o Creme também freia a degradação da trama colágena, mantendo por mais tempo a aparência de uma pele jovem. O extrato de soja, exclusivo Anna Pegova, acelera a regeneração celular, restabelecendo um novo tecido que torna seu aspecto progressivamente mais liso e mais firme.

Possui vitamina C encapsulada luta contra os radicais livres e os filtros solares protegem a pele.

E se souberem de outras empresas que estejam fazendo o mesmo ou algo parecido, deixem registrado aí nos comentários. Toda ajuda é bem vinda por uma boa causa. 

Beijocas, 

Sana M. 

Nenhum comentário: