(In) Sana!: Os novos nomes da moda piauiense - Por Fernanda Lago

Os novos nomes da moda piauiense - Por Fernanda Lago

Muito emocionada por dar essa notícia. O (In)Sana! ganha hoje a sua primeira colaboradora. A querida Fernanda lago, que é estudante de arquitetura e acaba de concluir o curso de Design de Moda pela Universidade Federal (UFPI). É uma querida, que veio para somar e dividir com vocês dicas de estilo, história da moda e novidades sobre esse universo. Enfim, uma pessoa que entende do riscado, porque eu sempre escrevi sobre moda por aqui apenas de gaiata que eu sou. #caradepau

Meu negócio mesmo são os pincéis, as cores e a magia que as maquiagens fazem por nós mulheres. Eu deixa eu parar de escrever e deixar vocês com o texto maravilhoso da Fernanda. E por favor, quem tiver temas sobre moda para sugerir, fique à vontade nos comentários.  

Os novos nomes 

Há pouco mais de um mês aconteceu o desfile de encerramento do curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí. A segunda turma formada apresentou, além da coleção comercial, feita em grupo, uma minicoleção individual com o tema Arte Rupestre do Piauí, com duas criações sobre a cidade do sitio arqueológico escolhido.  

Na noite do desfile e nos dias que se seguiram, tivemos - porque eu também faço parte do grupo – o reconhecimento sonhado por todo um semestre de planejamento, trabalho e ansiedade. Muito se falou dos novos nomes da moda do Piauí; que se superaram, que mostraram o curso que muita gente ainda não conhecia. Mas quem são esses novos nomes? 

Amanda Piaulino criou a coleção conceitual Instinto, com um olhar lúdico do Ninho do Urubu, sítio arqueológico de Castelo do Piauí, com suas pinturas, grandes paredões de pedra, vegetação e cores. “A proposta da coleção conceitual é retratar através de símbolos não tão óbvios o sítio arqueológico em questão, reproduzindo-o nas peças de forma sutil e bem elaborada, no intuito de demonstrar que se podem transformar ideias construídas há milhões de anos aliadas a rusticidade local em criações inovadoras.” Entre em contato com ela pelo e-mail amandapiaulino@hotmail.com.

Amanda nos bastidores 
Foto: Raira Piauilino 
E com suas criações na passarela 


Fotos: Acervo Pessoal 
 Detalhes das criações da Amanda 



Ainda em Castelo, Andreina Almeida fez uma coleção repleta de historicismo, situada no Piauí feudal e da arte tapuio. “A coleção Pedras Rendadas do Castelo Inverno 2015 teve como inspiração o “paraíso das belezas naturais, a nobre parcela do meu Piauí”, já cantada por todos os castelenses. A arte rupestre e a arte tapuio mesclam-se na coleção, nos remetendo ao passado, unindo rusticidades e elegância em formas estruturadas e fluidas.” Andreina se apaixonou pela arte dos calçados criando-os para sua coleção e agora os faz por encomenda através da fanpage facebook.com/andreinaalmeidashoes. Ela ainda é nutricionista.

Fotos: Fernanda Lago e Raira Piaulino
 Andreina com suas criações e na passarela 

Fotos: Acervo Pessoal 
  Alguns detalhes da mino coleção 


Aline Dias, por sua vez, usou a história de forma mais sutil. “A coleção Inscrições da Serra Inverno 2015 toma como referência e inspiração o Parque Nacional Serra da Capivara. Carrega todo o simbolismo presente nas inscrições rupestres e todas as características que fazem parte daquela região, como o clima marcante e a vegetação contrastante.” Ela pode ser encontrada no e-mail alinelima_dias@hotmail.com.

Fotos: Acervo pessoal e Isídio Araújo (passarela).

 Aline nos bastidores e suas criações na passarela.

Finalmente, eu, Fernanda Lago, vendendo meu próprio peixe, apresentei uma coleção inspirada no Sítio Arqueológico Letreiro do Quinto, de Pedro II. Entre Punhos Inverno 2015 é uma mistura das pedras rupestres e do artesanato contemporâneo das redes, numa visão folk com muitas franjas de punhos de rede e crochés. A noiva do desfile ficou por minha conta e ganhou um buquê de flor de algodão, muito comum no interior seco do Piauí. A partir de hoje, estarei por aqui, escrevendo coisas de moda para o (In)Sana! e a Revista Maria Izabel. 

Também posso ser encontrada na minha fanpage facebook.com/fernandalagomoda. Além de trabalhar com arquitetura e urbanismo, colaborando no escritório TRI Arquitetura Ltda.

Foto: Kelson Fontinele 

 Foto: Isídio Araújo 

Fotos: Fernanda Lago e Raira Piaulino 
 Com as minhas criações 

Fotos: Acervo Pessoal 







Nenhum comentário: