(In) Sana!: Natura lança desodorante aerosol de Ecocompacto

Natura lança desodorante aerosol de Ecocompacto

Com 48% menos impacto ambiental do que a média do mercado, o novo Ecocompacto traz tecnologia inovadora em embalagem compacta, mas com mesmo rendimento dos aerossóis convencionais

A Natura, lança o desodorante aerossol Ecocompacto. Nascido da busca da empresa por alternativas que propiciem o consumo sustentável, o produto possui tecnologia inovadora que minimiza os impactos no meio ambiente e apresenta máximo desempenho exigido pelo consumidor.


Segundo dados do Euromonitor (vendas para o consumidor 2013), o mercado brasileiro de desodorantes movimentou 4,8 bilhões de dólares em 2013. Ainda segundo o instituto, o Brasil representa 22% do mercado mundial, tornando-se líder no consumo deste tipo produto, que possui 89,2% de penetração no país. Nesse mercado, o aerossol é o aplicador que mais ganhou participação no mix interno da categoria, saindo de 31% em 2009, para 50% em 2013, de acordo com dados da ABIHPEC/Sipatesp.


“A ascensão do desodorante aerossol significa uma grande oportunidade de negócio para a Natura, uma vez que a empresa já possui bom desempenho no mercado de desodorantes em geral”, comenta José Vicente Marino, vice-presidente de marcas e negócios da Natura. “Nosso maior desafio nesse projeto foi criar um produto com impacto ambiental reduzido, como fazemos em todo e qualquer lançamento. Só estamos entrando nesse segmento porque conseguimos desenvolver a tecnologia que propicia o menor uso de matéria prima e menor emissão de carbono”, completa o executivo José Vicente.

O Ecocompacto marca a entrada definitiva da Natura no segmento de desodorantes aerossóis com uma proposta que traz 48% menos impacto ambiental com mesmo rendimento e 24h de proteção antitranspirante e desodorante.



Uma das maiores inovações do Ecocompacto está em sua embalagem. Com metade da volumetria de um aerossol comum, 75ml x 150ml, o desodorante oferece o mesmo rendimento, graças à tecnologia de sua válvula e a sua fórmula concentrada. “O Ecocompacto é muito mais eficiente e reduz significativamente o impacto no meio ambiente. Isso porque conseguimos concentrar a fórmula e aliá-la a uma válvula que exige menos gás propelente para o funcionamento do conjunto. Como resultado, reduzimos o tamanho da embalagem e consequentemente da quantidade de material utilizado”, explica Alessandro Mendes, diretor de formulação e embalagem da Natura. Sua embalagem compacta tem, em média, 15% menos de alumínio quando comparado aos aerossóis do mercado.

“A inovação está no centro do nosso processo de criação desde a fundação da Natura, especialmente quando falamos em tecnologias sustentáveis”, reforça Alessandro Mendes.


O lançamento chega ao mercado inicialmente nas fragrâncias exclusivas Natura Erva Doce e Natura Tododia Macadâmia, que estarão disponíveis para compra a partir de setembro. As versões masculinas com as fragrâncias de Kaiak e Sr N chegam em outubro e a de Natura Homem, em novembro.



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