(In) Sana!: Meu eterno caso de amor com os poás

Meu eterno caso de amor com os poás


Clássicos são clássicos. A estampa de poá, as famosas bolinhas, também chamada de petit-pois ou polka dots, são uma marca da feminilidade da década de 50. Usada frequentemente em tecidos para roupas e biquínis é uma forte tendência para o inverno.


A estampa vem em novas versões para este estação. Nos anos 50, as bolinhas foram consagradas nos looks das pin-ups (personagens com forte apelo erótico e cômico), tendo na musa Marylin Monroe a sua personificação.


Quando a ordem é ser feminina, essa é uma estampa que não pode faltar no guarda-roupa. Em tamanho máxi ou míni, a estampa de poá representa um resgate do passado e do clima ladylike.


Na versão atual, os poás aparecem mais como detalhe nos looks ou misturados as mais diversas cores versões. Um jeito atual de usar é apostar em um look inteiro com ele, em peças de modelagens diferenciadas que carreguem a estampa ou ainda combiná-lo a outras padronagens, como o floral e o animal print.


O poá na versão preto e branco nunca falha. Um vestido simples com essa estampa combinado a acessórios básicos é uma boa pedida. Outra boa ideia é investir em uma saia preta plissada com bolinhas brancas, uma blusa de mangas curtas e bolero ou blazer. 
Na balada vale investir em algo mais sexy, como um jeans skinny, uma blusa mais feminina, sempre combinando com sandálias de salto alto. Preto e branco não é a única combinação possível que reflete elegância. Você também pode escolher bege e azul marinho. 
Para looks casuais, vestidos de cores alegres que levam as bolinhas são a escolha perfeita. Você pode ousar na combinação de tons: azul e roxo, amarelo e laranja, amarelo e roxo ou verde e vermelho. Se optar por combinações menos discretas, finalize com poucos acessórios e sandálias ou sapatilhas sem salto.
Para misturar poás com outras estampas é preciso manter a modelagem da roupa bem simples e a mesma cartela de cores para as padronagens. Isso cria um efeito monocromático e minimiza o contraste entre as estampas. Vale combinar o poá a listras do navy, ao animal print ou até mesmo a motivos florais
Um pouco de história...
A história do poá é uma incógnita, com dezenas de versões espalhadas por livros e pela internet. Há quem diga que a estampa surgiu com imigrantes do leste europeu recém chegados à América. Na bagagem, eles teriam trazido a polka, um ritmo musical (daí, “polka dots”, que quer dizer poá em inglês) e inusitados figurinos com estampa de bolinhas, muito populares tempos depois. Outros atribuem a Walt Disney a paternidade do desenho. Ao criar Minnie Mouse em 1928, ele teria estudado catálogos de moda para concluir que listras e xadrezes não eram novidade e que ele precisaria de algo totalmente diferente para o figurino da ratinha mais famosa do mundo.
Independentemente da versão verdadeira, fato é que uma música popularizou em todo mundo as bolinhas na roupa: “Itsy bitsy teenie weenie yellow polka dot bikini”, clássico de 1960 de Brian Hyland que ganhou versões em francês, italiano e alemão. No Brasil, ficou conhecida como “Biquíni de bolinha amarelinho”, na voz de Celly Campello.

É uma das minhas estampas preferidas desde criança. Acho que nunca vou abusar delas. Quem curte também? 

Beijocas, 

Sana M. 


Fontes: Marie Claire e Blog Acorda, Menina! 





















Nenhum comentário: