(In) Sana!: Lacoste 80 anos

Lacoste 80 anos


O crododilo mais famoso do mundo da moda completa 80 anos. A Lacoste construiu, ao longo desse período, uma identidade sólida, herdada de uma história baseada em conquistas esportivas e reforçada pelas ideias de felicidade e “art de vivre”. Talvez por esse mesmo motivo seja tão copiada em todo o mundo.  




Completar 80 anos é um marco gratificante para a grife e a constatação de que o Crocodilo pode estar avançando em idade, mas sem uma ruga. Nunca esquecendo seu passado de glória no esporte, a Lacoste gradualmente enriqueceu suas coleções e se tornou uma marca de estilo de vida. 

A marca registrada e perpetuada é sem dúvidas, a camisa polo. Desde a criação do primeiro modelo em 1933, tem sido perpetuamente revisitada e reinventada, ano após ano, década após década. Então, tal como o Crocodilo, tornou-se atemporal.



Hoje, a marca tem mais de 1.160 boutiques espalhadas por 110 países, vendendo dois itens a cada segundo. A Lacoste atingiu um movimento no atacado de 1,6 bilhão de euros em 2011, o que equivale a 3,7 bilhões de euros em termos de varejo, 90% dos quais são produzidos fora da França. São números que impressionam qualquer um. 

E para comemorar os 80 anos, a Lacoste convidou o designer britânico Peter Saville para criar um símbolo que represente este marco na história da marca. 



Peter trabalhou em conjunto com o diretor criativo da Lacoste, Felipe Oliveira Baptista e dretor de design, Christophe Pillet para traduzir sua palheta de imagens em artigos especiais na coleção exclusiva de aniversário.



Eu gosto de pesquisar sobre a história das marcas, como elas surgiram e principalmente, porque fizeram sucesso. E a Lacoste tem uma história bem interessante. Olha só: 

O responsável pelo surgimento da marca foi o tenista francês campeão, René Lacoste, que na década de 30, revolucionou a moda masculina substituindo a clássica camisa de lã engomada com mangas compridas por uma leve e confortável de mangas curtas em tecido petit piqué arejado. Surgia aí um clássico! 



O crocodilo herdou do campeão de tênis René Lacoste um toque francês especial que é a verdadeira essência para a elegância da marca. Não se trata apenas de respeitar códigos e mostrar bom aspecto, é uma posição que faz parecer chiques sem esforço e sentir confortáveis ao mesmo tempo. A elegância casual e sofisticada continua a vigorar na marca francesa e se mantém como uma fonte de inspiração a cada nova coleção criada pelo diretor Criativo Felipe Oliveira Baptista, e novos produtos criados pelo design Christophe Pillet.

 Em Teresina, a loja da Lacoste fica no Shopping Riverside. 



Nenhum comentário: