(In) Sana!: Eu tenho orgulho deles

Eu tenho orgulho deles

Ontem, 28 de junho, foi o Dia do Orgulho Gay. Eu tenho orgulho em dizer que respeito e apóio a causa, que na verdade, nem deveria ser uma causa, se as pessoas fossem mais civilizadas e se importassem menos com a opção que cada um faz pra sua vida. 



Vibrei com a decisão do STF em reconhecer a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Fiquei feliz em ver noticiado o primeiro casamento entre dois homens reconhecido pela justiça em São Paulo. Ficarei ainda mais feliz quando isso virar um assunto comum. E já deveria ser um assunto comum, porque os gays são pessoa comuns, que trabalham, estudam, pagam seus impostos, e vivem da forma que eles escolheram. Os admiro pela coragem em ganhar as ruas e mostrar o orgulho que eles tem em ser o que são. Isso é civilidade. 




Eu não sou gay (e não tenho necessidade em afirmar isso de dois em dois minutos ok?),  mas tenho muitos amigos e amigas que são. Nunca os vi de uma forma diferente, nem os considerei diferentes de mim por causa da opção deles em se relacionar com uma pessoa do mesmo sexo. Eles são felizes assim, e isso me basta. 

 
Espero ainda o dia em que as pessoas vão se despir desses preconceitos bestas e se importar com o que realmente importa. Enquanto isso, vamos comemorando as pequenas conquistas né? 


Um grande aplauso a diversidade do mundo, porque sem ela, com certeza, as coisas seriam bem mais chatas!  

Na wikipedia eu achei esse texto que conta um pouco a história das paradas: A palavra orgulho é usada neste caso como um antónimo de vergonha, que foi usada ao longo da história para controlar e oprimir indivíduos LGBT. Orgulhoneste sentido é uma afirmação de cada indivíduo e da comunidade como um todo. O moderno movimento de orgulho gay começou após a Rebelião de Stonewall em 1969, quando homossexuais em bares locais enfrentaram a polícia de Nova Iorque durante uma rusga inconstitucional. Apesar de ter sido uma situação violenta, deu à comunidade até então underground o primeiro sentido de orgulho comum num incidente muito publicitado. A partir da parada anual que comemorava o aniversário da Rebelião de Stonewall, nasceu um movimento popular nacional, e atualmente muitos países em todo o mundo celebram o orgulho LGBT. O movimento vem promovendo a causa dos direitos LGBT pressionando políticos, registando votantes e aumentando a visibilidade para educar sobre questões importantes para a comunidade LGBT. O movimento de orgulho LGBT defende o reconhecimento de iguais "direitos e benefícios" para indivíduos LGBT.

* Ah, quem quiser ler um texto bem legal sobre isso passa lá no Pimenta e confere o que o Alessandro (adoooooooogo ele) disse sobre o assunto. 

Nenhum comentário: