(In) Sana!: Casquete

Casquete

É um acessório do tempo das nossas avós, quiça bisavós ou tataravós. Tem um ar todo vintage que eu acho charmoso e atual. Tô paquerando seriamente com um para incrementar o meu look noiva, já que não quero véu e grinalda (Com a queda de cabelos decorrente da cirurgia, provavelmente, meus fios estarão curtos).

BLAIR É FÃ DO ACESSÓRIO

Aí pesquisando sobre o tema, descobri que existe uma diferença de nomeclatura entre aqueles modelos que vem com um véu (os meus preferidos quando se fala em noivas) ou não. Vejam aí (a dica é do Petiscos:


Voilette: a palavra francesa se refere ao véu que cobre o rosto (todo ou apenas uma parte). Ele pode ser preso em um chapéu, em um pente de fixar nos cabelos ou em uma flor de tecido. A peça era muito usada entre as década de 1910 e 40: as mulheres usavam a voilette para protegerem-se da poeira e do sol. O uso era restrito ao dia, tão diferente de hoje, que é visto com mais facilidade em festas a noite ou em noivas que levantam o véu só após o beijo. Mas a origem é ainda mais antiga: há registros do uso de voilette no século XVII.


Casquete: é um pequeno chapéu que pode ser usado de ladinho e preso por grampos ou em novas versões, fixo sobre um arco bem fininho. É uma das peças mais emblemáticas dos anos 40. Eu gosto muito dos modelos com penas ou plumas.

As famosas também entraram no clima vintage e apostaram no charme do acessório:

MENA SUVARI, BLAKE LIVELY, DREW BARRYMORE (MUUUUUUUUSA!)E KATE MIDDLETON EM DOIS MOMENTOS FOFOS EXIBINDO SEUS CASQUETES (A PEÇA É MUITO USADA NA INGLATERRA).

Teresina é uma cidade quente e eu tenho agonia de coisas presas no meu cabelón, ainda mais se essa coisa pode ser pisada ou se enganchar facilmente em algo. Meu vestido não vai ser muito cheio de frufrus (não combina comigo meeeesmo), aí acho que um acessório poderoso como um casquete ou voillete pode criar aqueles Bapho no look néan? E aí, acham que o acessório combina comigo?

4 comentários:

Cobra com Asa disse...

Já vi mais uma nomenclatura: fascinator. Se não me engano, é qd o enfeite é de pena. Acho q o com rendinha combina demais ctg pro casório. =)

Clarisse Costa disse...

Acho o da rendinha super válido pra vcê, Sanilhas... Tô atras de um pra usar no casamento da Pati, já que o meu cabelo tá bem curtinho!

Clarisse Costa disse...

Você vai ficar choquérrima com a rendinha... Tô procurando um pro casório da Pati, um de plumas, lógico! Meu cabelo tá curtíssimo e tem que ter algo mais nele! =*

Blog Insana disse...

Tô adorando os comentários desse post. Cacá eu vi uns lindos lá no Riverside, num quiosque, não lembro exatamente onde fica. E os preços bem dignos também. Pro casamento da Pati, eu espero ainda está com o meu cabelón intacto pra usar um coque bem chiquetoso! Beijocas.