(In) Sana!: Ano novo, coisas novas?

Ano novo, coisas novas?

Queridos,

Quanto tempo né? Dívidas e mais dívidas com vocês, meus três ou quatro leitores. Como acabamos de iniciar, pelo menos no calendário, um novo perídodo, um novo ano, gostaria de compartilhar com vocês esse texto maravilhoso escrito pela minha amiga sergipana arretada Nadja Piauitinga.

Aí vai:

Tem coisas que repetimos frequentemente, mas que quando a situação aperta não conseguimos enxergar. Um bom exemplo disso é essa crença que acomete o mundo inteiro de que o início do ano é hora de começar de novo, que uma nova vida é possível.

No fim das contas, acontece da mesma forma como os regimes a serem iniciados na segunda-feira, nunca existe segunda-feira suficiente para isso, nunca conseguimos parar com o refrigerante, comer mais frutas e verduras e esquecer os alimentos calóricos e engordativos.

Um bom exercicio é fazer uma lista de metas, seja semanal, seja anual e checar ao final do período o que se conseguiu. Quem chegar aos 30% pode se sentir vitorioso.

Mas é sim verdade de que é possível começar de novo, não só sempre, como em qualquer lugar. Uma mulher, durante um período depressivo, do qual não tinha certeza se queria o que queria, se valia a pena estar ou estar, deixou tudo e foi sozinha, por quinze dias, conhecer onde Judas perdeu as botas. Descobriu que Judas as perdeu num lugar lindo, e se viu vivendo ali fazendo milhares de coisas, hora empregada em uma pousada, hora dona de uma livraria, hora vendendo num free shopping, hora como guia de turismo, mas achou que seria uma vida boa e possível meio a gelo, castores e pinguins.

Outra, descobriu que um ano novo pode começar em agosto, setembro, enfim que não é necessário uma mudança no calendário no que diz respeito ao ano, para mudar de vida.

Quando a mega-sena da virada acena com um prêmio de mais de 100 mil reais, o que acende em nos a chama do consumo, do desejo. Quando um valor estratosférico nos faz pensar que é possível sonhar com o impossível, soa estranho dizer que é possível ser feliz longe do trabalho que te faz importante; é possível ser feliz ganhando pouco; é possível ser feliz sem um canto seu; é possível ser feliz numa vida nova e completamente diferente da anterior.

Que todos se encham de esperança de fazer diferente do que fazem para os que assim desejam, aos outros que acreditem que podem continuar como estão, se é isso que almejam. Para os demais, acreditem que é possível começar de novo em qualquer tempo, em qualquer lugar, e dêem uma chance as mudanças, muitas vezes eles parecem pra pior, mas não são. Ter menos nem sempre que dizer viver menos, ser menos feliz.

Que 2010 seja bom, com menos consumo, com menos ganância, com mais respeito a natureza e com mais amor - a única coisa que nos salva e nos torna humanos.

Gostaram?
Reflitamos pois.

Beijos

Sana

Nenhum comentário: