(In) Sana!
Eu tirando foto de eu mesma. Ficou bonitinha né? Com o cabelo curtíssimo e os cachos rebeldes a vista! AMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sei que a poesia já fez essa pergunta. A música, erudita ou popular, também a fez. A Filosofia e a Teologia, muito provavelmente, já formularam essa hipótese. Pois bem: e se o amor não existisse?
Suponho que não haveria poesia, nem música erudita ou popular, nem Filosofia ou Teologia... Quer saber? Nem geografia, história, biologia, matemática. Nada. Não estudaríamos.
Ninguém seria alfabetizado e não sei se deixaríamos de ser macacos. Ou, quem sabe, nem mesmo chegaríamos a ser macacos. Pararíamos em algum estágio bem antes disso.
Seríamos platelmintos, nematelmintos, anelídeos... No máximo, no melhor dos cenários - sem o amor - seríamos celenterados. É isso. Seríamos aqueles seres do mar, que ficam ali sem fazer coisa alguma e vivem sem saber por quê.
Mas o amor existe.O problema é que o amor não sabe existir sozinho. Ele traz consigo uma série de outras coisas (e não apenas poesia, ciências humanas e exatas, a humanidade etc...). Ele traz mágoas, tristezas, raivas, ódios...
O amor provoca guerras e urticária, chacinas e dor-de-cabeça, genocídios e irritação nas axilas. O amor é uma pedrinha metafórica num sapato quase real; ou uma imensa pedra real no meio de nossa estradinha metafórica.
É inteorizável.
Além desses malefícios existenciais, a produção cultural que acompanha o amor não se limita às chamadas "belas artes". Tal sentimento também propiciou e ainda propicia coisas como péssima literatura, música da pior qualidade, festas horríveis e filmes muito chatos.
Sei não, mas às vezes penso que talvez fosse melhor ser uma anêmona. Ou então uma estrela-do-mar tão bonita quanto ignorante; no auge da felicidade, exatamente por não saber o que é ser ou deixar de ser feliz.
E sem ouvir música sertaneja.
P.S:
* Eu "roubei" esse texto de algum blog, mas não lembro para colocar aqui os créditos. Se algum dia o autor encontrá-lo por aqui, me perdoe a "invasão", eu não resisti. E aproveite para dizer que é seu!
* Daní, eu sei que você não vai gostar do final, mas é bonitinho vai? Muito beijos para uma das minhas leitoras mais assíduas. E ainda faz propaganda do meu bloiguinho para todo mundo.
Beijos e uma ótima semana
Sana

Um comentário:

Anônimo disse...

lindo texto, Sana! Roubado? Que nada... nada se cria tudo se copia! Beijão, Carol.